segunda-feira, 6 de junho de 2011

Biscoitinhos de domingo

Meus filhos amam me ajudar na cozinha, eles sempre se oferecem pra quebrar os ovos, colocar o leite, mexer, eu acho tão bonitinho. Lembro de mim na idade deles, brincando de fazer comidinha, eu usava de farinha de trigo, fubá, água e fazia a maior meleca, mas era minha brincadeira preferida. Bonecas e comidinhas.
Domingo a Luiza foi até a cozinha enquanto eu tomava meu café e perguntou: o que vamos fazer hoje, mamãe? Vamos fazer biscoitos, filha!
Fizemos uma massa de chocolate, cada um colocava um ingrediente e depois mexia um pouco, na hora de abrir a mesma coisa, mas o mais divertido foi cortar com os diferebtes cortadores, e não é que os biscoitinhos ficaram gostosos mesmo.

Biscoitinhos de chocolate
Ingredientes

2 xícaras (240 g) de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara (50 g) de cacau em pó sem açúcar
3 1/2 xícaras (440 g) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 1/2 xícara (340 g) de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos
1 xícara (170 g) de chocolate meio amargo, picado

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 180 ºC.

2. Em uma tigela, misture bem o açúcar de confeiteiro, o cacau, a farinha e o sal. Misture a manteiga e mexa até que os pedaços ficarem pequenos, do tamanho de uma ervilha. Adicione os ovos e a baunilha. Misture até formar uma massa pesada. Pode demorar alguns minutos para a massa se formar.

3. Em uma superfície ligeiramente enfarinhada, abra a massa na espessura de meio centímetro. Com cortadores de biscoitos, corte a massa no formato desejado. Se a massa estiver muito pegajosa, deixe-a um pouco na geladeira. Num tabuleiro, arrume os biscoitos separados por 5 cm de distância. O tabuleiro não precisa ser untado.

4. Asse os biscoitos por 8 a 10 minutos ou até que a massa esteja com a aparência de seca. Deixe os biscoitos no tabuleiro por alguns minutos, para que esfriem um pouco. Depois, coloque-os sobre uma grade para esfriarem completamente. Depois de frios, derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Mexa o chocolate até que ele esteja liso e cremoso. Banhe os biscoitos no chocolate e ponha-os os sobre uma folha de papel manteiga para que sequem.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright Sobre isto ou aquilo 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .
This template is brought to you by : allblogtools.com | Blogger Templates